Até onde a vista alcança. Uma ferramenta para alargar horizontes...

O miradouro natural confere um sentimento de desafogo e liberdade. Quem não aprecia a possibilidade de se erguer acima da paisagem e contemplar, num único golpe de vista, a multiplicidade de todos os cursos possíveis?

Picos de serras, colinas e montanhas são os locais predilectos para tal exercício, encerrando a promessa dos mais vastos panoramas. 

Exemplo do pormenor de um mapa de visibilidades
Exemplo do pormenor de um mapa de visibilidades.

Para o apoiar calculámos e apresentamos aqui 4505 elevações de Portugal continental; todas as que se destacam por se erguerem pelo menos 40 metros face ao terreno circundante.

Para melhor aferir o potencial cénico de cada cume, disponibilizamos, caso a caso,  um conjunto de ferramentas e indicadores (cf. “Conceitos Básicos”, infra), bem com um mapa com a respectiva abrangência de vista (viewshed) a par das linhas e azimutes de direcção face aos demais cumes, em tese, e em condições ideais, dele visíveis.

A informação é navegável (por exemplo, a partir da tabela principal) e está organizada por múltiplos critérios, permitindo a cada um prosseguir os seus interesses.

Os dados foram contribuídos para o OpenStreetMap, em função do que estão igualmente disponíveis na aplicação PeakFinder.

Boas vistas!

Hugo D. Valentim

Conceitos básicos

Altitude

Elevação (distância vertical) de um ponto relativamente ao nível médio da superfície do mar.

Proeminência

Simplisticamente: elevação de uma montanha ou colina relativamente ao terreno que a circunda. Mais especificamente, a diferença do seu ponto mais elevado face à altitude mais baixa a que é necessário descer para subir até outra montanha mais elevada [dito "ponto de sela" do cume em causa (“filho”) face ao seu “cume pai”)].

Consiste num indicador passível de avaliar a importância relativa de um cume.

Exemplo: A Torre e o Cântaro Magro, na Serra da Estrela, exibem ambos altitudes bastante elevadas  (1993 e 1928 metros, respectivamente). Porém, comparando as suas proeminências (1203 contra 60 metros - a altitude que é necessário descer do segundo para ascender à primeira) concluímos que, para altitudes idênticas, a Torre (“cume pai” de Portugal continental) é um ponto comparativamente muito mais significativo e perceptivelmente “importante”.

Dominância

Relação entre a altitude e a proeminência, ou porcentagem da extensão da proeminência relativamente à altitude, dada segundo a fórmula: Dominância = Proeminência / Altitude * 100.

Enquanto a proeminência é útil para distinguir entre cumes com altitudes idênticas, a dominância permite relativizar e comparar cumes com altitudes muito distintas, inclusive situados em zonas do país com orografias reconhecidamente muito diferentes, avaliando a sua “proporção”.

Assim, por exemplo, uma elevação de análogo formato (cúpula), porém com apenas cerca de 1/4 de elevação da Torre na Serra da Estrela, como Montejunto (situado a 536 metros de altitude), exibe comparativamente a esta uma dominância superior (80.5 contra 60.4% respectivamente), constituindo um marco icónico na paisagem local tão ou mais relevante.

Isolamento Topográfico

Distância horizontal mínima que é necessário percorrer até encontrar outro ponto mais elevado.

Exemplo: a Fóia, no Algarve, exibe um isolamento de 173 Km (dito de outro modo, não se encontra outro ponto de igual altitude num raio de 173Km em qualquer direcção, atendendo ao carácter “plano” do Alentejo), o que a converte num ponto cénico de abrangência ímpar em Portugal.

Diferença Topográfica

Indicador que exprime a relação entre a abertura (positiva) e o enclausuramento (negativo) topográficos de uma localização paisagística medida em função da média da amostra de um dado número de direções cardinais.

De acordo com o racional em como valores altos para a diferença positiva exprimem graus elevados de domínio (convexidade do relevo onde o cume se implanta relativamente à topografia circundante, em que mais é melhor do ponto de vista do potencial cénico) enquanto valores elevados para a diferença negativa experimem graus elevados de enclausuramento (concavidade do ponto relativamente à topografia circundante, em que mais é pior do ponto de vista da abrangência da vista) subtraímos o segundo valor ao primeiro.

Valores mais elevados representam tendencialmente menor obstrução de horizonte. Exemplos são os casos de Marvão e do Caramulinho, cuja elevada diferença topográfica traduz o respectivo horizonte desimpedido.

Rank

Posição relativa do valor da proeminência de um cume dentro de uma categoria (totalidade do território de Portugal Continental, dentro do respectivo distrito e concelho) por ordem decrescente do valor (isto é, uma proeminência maior atribui um lugar mais elevado no “pódio”).

Visibilidade

Determinada de um ponto de vista puramente geométrico. Varia obviamente com as condições atmosféricas e pode só ser possível, a grandes distâncias, em condições óptimas (na prática, porventura irreais), empregando um auxiliar óptico (e.g. binóculo ou telescópio).

Tenha-se ainda presente que o modelo não atende nem à presença de edifícios, nem de arvoredo, sendo baseado num modelo simplificado do terreno.